19 thoughts on “Desafio!

    1. Romildo Neimeg Marques

      Você se refere à soma de lados opostos? Posso construir um dado cuja soma dos lados opostos não seja 7. É plausível ter que usar TODAS as informações. Pelos 3 primeiros dados os vizinhos de 1 são 2, 3, 4 e 5. Logo o lado oposto ao 1 é 6 (embaixo na 3ª figura). Restam 2 e 4 para completar a parte de trás do terceiro dado. Continuando, pelos 3 primeiros dados os vizinhos de 3 são então 1, 2, 5 e 6. Logo o lado oposto ao 3 no terceiro dado é 4. Isto determina o terceiro dado. Então os vizinhos de 5 e 6 são 3 e 4. Agora use a orientação. Pelo terceiro dado, se o 6 está a sua frente e o 5 no topo, à sua esquerda está o 4, que é a resposta.
      Resposta: 4. Obs.: usando a orientação nos 4 dados a conclusão pode ser mais curta.

  1. Fernanda Estevam

    Quatro pontos é a resposta. Mantendo a face de 5 pontos como está e deslocando a de 6 pontos da direita para a esquerda, a nova face em branco teria 3 pontos (número oposto ao 4).

  2. Romildo Neimeg Marques

    Pessoal, se partirmos do pressuposto que a soma de lados opostos é 7, bastam os terceiro e quarto dados e a noção espacial de orientação para concluir, por exemplo, e então os primeiro e segundo dados são redundantes. Não sabemos, à priori, se se trata de um dado comum!

Participe!