Sobre o Comunicado da Presidência da Associação Mensa Brasil sobre este site

Com o objetivo de prestar os devidos esclarecimentos e reestabelecer a verdade quanto as falsas alegações realizadas pelo atual Presidente da Associação Mensa Brasil, em comunicado publicado em seu site no dia 1º de janeiro deste novo ano de 2017, é imprescindível informar o que se escreve a seguir.

A marca Mensa Brasil Sociedade de Alto Q.I. foi depositada no Brasil pelo membro Marcel Giovani Kroetz em 22 de julho de 2015 (Processo nº 909718130 – INPI / Processo nº 9097181300.pdf), com objetivo de evitar, daquele momento em diante, a diluição da marca Mensa Brasil frente a inexistência jurídica da Associação (solução de continuidade); a proliferação de grupos, sites e perfis denominados Mensa Brasil na Internet e as graves irregulares encontradas no processo de admissão, no qual vinha sendo utilizado um teste inapropriado para admissão, cujo gabarito se encontrava, e ainda se encontra, abertamente disponível na Internet. O que permitiu, inclusive, ao decorrer do tempo, o ingresso indevido de uma grande quantidade de membros sem qualquer comprovação de que estes teriam, de fato, obtido um resultado superior a 98% da população em geral em um teste supervisionado de inteligência, comprometendo assim a própria razão de ser da Mensa Brasil: uma sociedade cujos membros sejam de fato pessoas cujo Q.I. se encontra acima desse percentil.

Apenas posteriormente, após o primeiro pedido de registro da marca ter transcorrido sem qualquer oposição, e rigorosamente de acordo com a legislação brasileira e a Constituição Internacional da Mensa, este site, mensabrasil.com.br, foi registrado no Registro.BR, em 15 de outubro de 2015 (Ticket #14799423 – Registro.BR), com o objetivo de hospedar este mesmo site, presente no endereço mensabrasil.wordpress.com desde 15 maio de 2013, para que este viesse a se tornar assim um meio mais efetivo de comunicação e interação entre seus membros. Mais atual, esteticamente mais atraente e desenvolvido em uma plataforma que tornasse mais fácil e ágil sua atualização. Promovendo assim a participação de todos os membros através de uma plataforma mais apropriada à discussão on-line do que um simples grupo fechado e não moderado no Facebook.

Mesmo sendo lamentável a dificuldade do atual presidente dessa Associação em seguir as atas e o seu próprio estatuto, e das reiteradas tentativas de incluir diretamente no cadastro pessoas próximas e sem qualquer comprovação do atendimento dos requisitos necessários para admissão, é imperioso reconhecer o resultado dos esforços dirigidos por seu novo secretário na construção desse novo site. Mesmo sendo fato que apenas isso, por si só, não resolverá o principal problema que inviabilizou por completo a participação de todos os membros nessa Associação: a presença ativa de pessoas sobre as quais não há, no cadastro, qualquer registro de que as mesmas tenham se quer algum dia atendido aos requisitos necessários para admissão; a concepção equivocada de muitos de que dela participam de que o assédio, o bullyng e a perseguição aos novos membros seja de alguma forma mero exercício de sua liberdade de expressão e a inexistência, no cadastro, de um conjunto mínimo de informação que permita prevenir de forma efetiva a proliferação de perfis falsos em seus meios de comunicação.

Por fim, a todos os membros que certamente não tenham encontrado nessa Associação o ambiente sadio, construtivo, organizado e acolhedor que esperavam encontrar antes de sua filiação, desde já deixa-se aqui o convite para participar.

Juntos, estamos construindo o que a Mensa realmente se propõem a ser em nosso país: uma verdadeira sociedade formada por e para pessoas com alto Q.I.

Marcel Giovani Kroetz
Membro nº 160001-0

Mensa Brasil Sociedade de Alto Q.I.
mensabrasil.com.br

Sobre o Comunicado da Presidência da Associação Mensa Brasil sobre este site