De raspão: Asteroide do tamanho do maior prédio do mundo passará perto da Terra em setembro

Por Daniele Cavalcante em Canaltech.

Um monstruoso asteroide passará perto da Terra nas próximas semanas, de acordo com a NASA. Com medida estimada em até 650 metros de diâmetro, ele supera o tamanho dos maiores edifícios do mundo, ficando atrás apenas do Burj Khalifa, localizado em Abu Dhabi. Ele tem quase o dobro da altura do Empire State Building, nos EUA.

Mas não há motivo para pânico, pois o asteroide 2000 QW7 não representa risco de colidir com nosso planeta. Ele passará por nós no dia 14 de setembro a uma velocidade incrível de 23.100 km/h e seguirá em sua órbita ao redor do Sol, segundo o Center for Near Earth Object Studies, parte do Jet Propulsion Laboratory, da NASA.

Além disso, o asteroide 2000 QW7 está mais longe da Terra do que a Lua. Embora sua posição seja próxima o suficiente para considerado pelos astrônomos como um objeto próximo do nosso planeta, ele passará por nós a uma distância de 0,03564 unidade astronômica, o que equivale a cerca de 5,3 milhões de km. Em outras palavras, 13,87 vezes a distância entre a Terra e o nosso satélite natural. Essa é uma distância muito maior que o 2019 OK, asteroide que passou a apenas 70 mil quilômetros do planeta no dia 25 de julho.

A última vez que o 2000 QW7 passou perto de nós foi em 1º de setembro do ano 2000. Depois do próximo 14 de setembro, ele passará pelas redondezas apenas no dia 19 de outubro de 2038, de acordo com a agência espacial estadunidense.

Fonte: LiveScience.

Imagem: Sputnik.

Deixe uma resposta