Perguntas e Respostas

O que significa a palavra “Mensa”?

Mensa significa “mesa” em Latim. O nome sugere uma mesa redonda, onde diferenças de raça, cor, idade, religião, nacionalidade e classe social são irrelevantes, mas também sugere uma mesa como um local de reuniões entre seus membros.

Quantos membros a Mensa tem no total?

Hoje há cerca de 100.000 mensans em 100 países espalhados pelo mundo. Existem organizações ativas em mais de 40 países em todos os continentes, com exceção da Antártica. No Brasil a Mensa tem pouco mais de 400 membros, mas mais de 1.200 pessoas já foram aprovadas em algum dos testes utilizados para admissão.

Quais são as opiniões e o posicionamento da Mensa?

A Mensa enquanto organização não tem qualquer opinião e não se manifesta oficialmente sobre temas como política, religião ou questões sociais. A Mensa abriga pessoas de muitos países e culturas diferentes, com muitos pontos de vista diferentes e, por isso, qualquer posicionamento seria sempre parcial. Para a Mensa, defender um ponto de vista particular iria contra seu papel de forum para todo e qualquer ponto de vista. No entanto, seus membros, individualmente ou em grupo, podem ter e expressar opiniões, desde que se identifiquem como membros e deixem evidente que tal posicionamento não é o posicionamento oficial da Mensa enquanto organização.

Como eu posso entrar para a Mensa?

Para filiar-se à Mensa, a única exigência é ter um QI na faixa dos 2% superiores da população, comprovado em algum teste padronizado de inteligência, devidamente supervisionado por um psicólogo e organizado pela Mensa ou reconhecidos por ela. No entanto, o termo “QI” é amplamente usado mas muito mal-definido. Há um grande número de testes com diferentes escalas. O resultado de 132 em um teste pode ser o mesmo que um de 148 em outro teste. Alguns testes de inteligência nem mesmo usam um número para quantificar o QI. Po isso, a Mensa adotou um percentil como nota de corte para evitar essa confusão. Candidatos à Mensa devem atingir um percentil igual ou maior a 98 em um teste padronizado de inteligência (um resultado que seja igual ou maior a 98 por cento da população em geral obtida naquele mesmo teste).

A Mensa não possui nem aplica testes de admissão on-line.
Para mais informações sobre a admissão, clique aqui

Como é o teste de admissão para a Mensa?

O teste adotado pela Mensa consiste de questões de análise lógica de padrões e figuras, com alternativas de múltipla escolha e tempo limitado para a resolução. Nenhum conhecimento específico é necessário para realizar o teste. Se você quiser fazer um pré-teste on-line antes de se candidatar ao teste real, experimente o Mensa Workout, disponível no site da Mensa International, ou o iqtest.dk. Este é um teste em inglês, em que você tem 30 minutos para responder a 30 questões e pode conferir o resultado em seguida. O Workout não é um teste de QI e não serve como teste de admissão à Mensa, mas dará uma boa ideia de seu potencial.

Como se relacionam inteligência e personalidade?

A inteligência é uma das muitas facetas do ser humano. Portanto um QI alto não é motivo para arrogância intelectual. Os membros da Mensa têm em comum apenas o alto QI e de resto, não são diferentes do resto da humanidade. Altos ou baixos, bonitos ou feios, preguiçosos ou esforçados, tímidos ou extrovertidos, altruístas ou egoístas, quaisquer desses tipos podem ser encontrados na Mensa.

O que significa ter um QI acima de 98%?

O quociente de inteligência é o resultado de uma medida feita por um teste de inteligência. Nem todos os testes usam a mesma escala, por isso é necessário conhecer o teste para avaliar o resultado. É como a temperatura: o resultado “20 graus” é informação insuficiente se não soubermos se é na escala Celsius ou Fahrenheit. Normalmente o QI é entendido como uma medida de inteligência mas um teste só consegue examinar certas habilidades, raciocínio lógico ou espacial, por exemplo. Outros aspectos da habilidade intelectual não podem ser testados em um teste padrão, como criatividade ou interação social. Apesar dessas deficiências, os testes de QI ainda são o melhor método disponível para se medir a inteligência.

Como a Mensa Brasil se relaciona com a Mensa International?

A Mensa é uma organização internacional sem personalidade jurídica, com membros em diversos países de diversas nacionalidades. Membros da Mensa ao redor do mundo se organizam em grupos nacionais, organizados e geridos de forma independente, mas harmoniosa entre si. Representantes de cada grupo nacional se reúnem uma vez ao ano em um grande evento internacional da Mensa, onde deliberam sobre questões de maior abrangência e repercussão, formando assim uma diretoria internacional da Mensa, mas não há qualquer relação de subordinação direta entre estes grupos nacionais e esta diretoria internacional. A relação é de suporte mútuo e reconhecimento.

Em paralelo a isso, existem as organizações formadas por membros com personalidades jurídicas próprias, como, por exemplo, a Mensa International Limited, a American Mensa Limited, a British Mensa LLC e a própria Associação Mensa Brasil, registrada em São Paulo. Essas organizações, por sua vez, são organizações jurídicas muitas vezes formadas por membros da Mensa em seus respectivos lugares, assim como qualquer outra associação empresa ou companhia,  e têm por objetivo desempenhar os objetivos da Mensa nos lugares e da forma em que operam.

Ser membro da Mensa não faz de alguém sócio ou associado dessas organizações, mesmo que o nome escolhido por seus fundadores e pelo qual foram registradas passe a impressão do contrário. Cada uma dessas organizações possui regimentos e registros próprios e a participação em cada uma delas dependem das disposições de seus estatutos, contratos sociais, registros e da legislação aplicável em cada caso.

5 opiniões sobre “Perguntas e Respostas

  • 24 de junho de 2016 em 17:22
    Permalink

    nao sou muito bom de matematica ,mais eu garanto nos outros desafios gosto muito da mensa,e vou fazer parte da mensa internacional ,me chamo Nataniel da descendencia do escritor pelotense Joao Simoes Lopes Neto .

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2017 em 15:54
    Permalink

    O teste é em portugues?

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2017 em 21:27
    Permalink

    Sim Victor, todos os testes recomendados para admissão são em português. Apenas os testes aprovados pelo CFP para uso no Brasil são recomendados para admissão

    Resposta

Participe!